Acethinker menu

Melhores Métodos Para Fazer Vídeos Tutoriais

make tutorial videos feature imageA realização de vídeos não é novidade para a nossa sociedade. Antes de a Internet se ter propagado e expandido, costumávamos fazer video blogs das nossas atividades diárias utilizando uma câmara de vídeo. Como o nosso mundo está empenhado e ligado a diferentes serviços de streaming de vídeo, o mesmo acontece com a ascensão e crescimento de vários criadores e vloggers de conteúdos de vídeo. Um estudo conduzido pela HostingCanda.org descobriu que 78% dos utilizadores da web estão a ver vídeos todos os dias. Estes dados levam a um aumento no número de pessoas envolvidas com os editores de vídeo para vlogs ou video blogging. Hoje em dia, o video blogging consiste em diferentes conteúdos que os internautas patrocinam, para citar alguns, vlogs pessoais, mukbang, música e podcast de histórias, e muito mais. Além disso, o conteúdo mais relevante que os vloggers continuam a criar agora são os tutoriais em vídeo. Os tutoriais em vídeo são materiais cinematográficos produzidos explicitamente para a aprendizagem do espectador sobre um tópico específico. É normalmente um procedimento passo-a-passo de um caso particular para proporcionar um passeio visual aos espectadores. E este artigo fornecerá os melhores métodos e ferramentas sobre como criar um vídeo tutorial facilmente e sem falhas.

Navigation of Contents

O Que Precisa Para se Preparar Para Fazer um Vídeo Tutorial

O vídeo tutorial começa com grandes ideias e planeamento. Um dos aspectos significativos de ter um grande conteúdo de vídeo tutorial é escolher o tópico principal ou o tema do seu vídeo. Use um tópico relevante que seja útil para o seu público. Investigue e recolha dados da web ou de fóruns que possa responder no seu vídeo tutorial. Depois disso, uma vez reunidos e estabelecidos, crie e componha um guião ou narração compreensível. Ao fazer isto, poderá fornecer informações claras e úteis ao seu público. Por fim, utilize uma ferramenta melhor e mais adequada para criar e fazer o seu vídeo tutorial. Identifique o melhor software de gravação. Curar e recolher informação ou mesmo comparar para classificar a ferramenta perfeita para a criação do seu vídeo tutorial. Por baixo disto, há uma lista de software que o pode ajudar a fazer vídeos tutoriais.

make tutorial videos preparation

Que Ferramentas Pode Utilizar para Fazer Vídeos Tutoriais

Abaixo estão os três melhores gravadores de tela que pode realmente utilizar para gravar nos seus PCs, navegadores web e smartphones,

AceThinker Screen Grabber Premium – Gravador de Tela para PC

Melhor: Devido à sua funcionalidade "Smart Audio Recorder & Screen Recorder", pode facilmente gravar a partir do YouTube, Spotify, Amazon, etc.

AceThinker Screen Grabber Premium é uma ferramenta profissional perfeita de captura de tela para fazer vídeos tutoriais no PC. Devido à sua navegação compreensível e abrangente, os novos usuários podem facilmente navegar e assumir o controlo deste software. Suponha que pretende fazer tutoriais sobre diferentes plataformas de streaming ao vivo. Nesse caso, esta ferramenta é perfeita simplesmente porque pode gravar vídeos ao vivo de todas as plataformas populares de streaming ao vivo como YouTube, Twitch, Facebook, e muito mais. Além disso, os usuários podem facilmente aceder à sua configuração para escolher o formato do vídeo de saída e selecionar o codec de vídeo, qualidade, e taxa de fotogramas.

Scheduler: Tem um programador de tarefas.

Abaixo estão os passos detalhados sobre como fazer um vídeo tutorial e gravar usando o Screen Grabber Premium.

Step 1 Install Screen Grabber Premium

Para utilizar AceThinker Screen Grabber Premium, é necessário baixar e instalar primeiro o software ou clicar no botão de baixar a seguir para continuar. Aguarde até o seu dispositivo analisar o software. Uma vez feito e instalado, familiarize-se com as suas características.

sgp interface 1

Step 2 Personalizar Configurações

Antes de gravar, personalize as definições clicando na barra de menu localizada no canto superior direito do software, clique no separador das preferências, e vá para as definições de saída. Optimize diferentes configurações, tais como formato de saída, frame rate, codec de vídeo, e muito mais. Depois, uma vez estabelecida, clique no botão OK para guardar as definições.

make tutorial videos sgpstep2

Step 3 Tutorial de Registo

Uma vez que todas as preparações e optimizações de configuração tenham sido resolvidas, grave o seu vídeo tutorial de acordo com o seu conteúdo e tópico. Clique no botão Rec para começar, grave o seu tutorial, e utilize anotações para destacar um objeto ou peça específica. Para terminar a gravação, clique no botão quadrado vermelho para parar.

make tutorial video sgp step3

Step 4 Editar e Partilhar Vídeo Tutorial

Após a gravação, utilizar o leitor de pré-visualização para verificar duas vezes as gravações. Pode definir e otimizar o ponto de partida e o ponto final do seu vídeo gravado. Para polir o seu vídeo tutorial, pode utilizar o software de edição disponível online. Depois de feito, partilhe o seu tutorial de saída no YouTube, Facebook, e diferentes plataformas de partilha de vídeo.

make tutorial video sgp step4

Clipchamp - Online Screen Recorder

Melhor: Pode gravar telas em linha, o que é perfeito para criar uma demonstração em vídeo sobre temas relacionados com a web.

Clipchamp é um extenso e bem gerido gravador de tela baseado na web que podemos utilizar para gravar vídeo a partir do website e para fazer um vídeo tutorial. Tem enormes conjuntos de modelos de vídeo que os usuários podem utilizar para criar tutoriais em vídeo bem-feitos. Para citar alguns modelos, estes são anúncios de meios de comunicação social, YouTube, Instagram, modelos de negócios, e muito mais. Além disso, pode gravar uma tela inteira ou utilizar uma webcam, que é perfeita para captar videochamadas e vídeo-chats. Também pode gravar linhas de voz como uma entrada de áudio usando um microfone. Além disso, tem extensos conjuntos de efeitos áudio a utilizar nos seus tutoriais vídeo, tais como "The Chance," "War Room," etc.

Scheduler: Não tem opção de gravar a tela a uma hora pré-determinada.

Abaixo estão os passos listados para fazer um vídeo tutorial e gravar usando o Clipchamp.

  • Primeiro, visite a página web oficial de Clipchamp. Registe-se para obter uma conta para utilizar esta ferramenta de gravador de tela. Depois, entre para se familiarizar com a ferramenta baseada na web.
  • Segundo, inicie a gravação clicando no botão "Tela", e a sua página irá automaticamente para a janela de gravação. Grave o seu tutorial ou demo clicando no botão vermelho localizado na parte inferior esquerda da página. Para interromper a gravação, marque novamente o botão para terminá-la.
  • Por último, utilize o gravador de tela incorporado para polir e refinar os seus tutoriais vídeo. Depois partilhe o vídeo de saída do tutorial no YouTube, Facebook, e outras plataformas de partilha de vídeo.

make tutorial video clipchamp

XRecorder – Gravador de Tela no Telemóvel

Melhor: Pode gravar telas no telemóvel até 60FPS, perfeito para criar tutoriais de vídeo de jogo.

XRecorder é considerado um dos melhores softwares móveis para fazer vídeos tutoriais que podem capturar claramente telas móveis devido à sua navegação intuitiva. Tem enormes características valiosas que podemos utilizar para tarefas de produção de vídeo. Uma delas é não colocar nenhuma marca de água no vídeo gravado, tornando o seu tutorial limpo e organizado. Pode gravar telas móveis, incluindo uma câmara facial perfeita para tutoriais de vídeo para jogos, etc. Além disso, a gravação usando esta app é muito conveniente porque não tem limite de tempo para capturar todas as cenas do seu vídeo tutorial.

Scheduler: Não tem a opção de gravar a tela a uma hora pré-determinada.

Abaixo estão listados os passos de como fazer um vídeo tutorial e gravar usando o XRecorder.

  • Primeiro, baixe e instale XRecorder no seu dispositivo móvel. Aguarde até a app estar totalmente instalada no seu dispositivo. Uma vez feito, familiarize-se com a app.
  • Segundo, grave sua tela de acordo com o seu conteúdo; se for uma passagem, grave todos os passos continuamente clicando no botão vermelho localizado na parte inferior da app. Use o botão de pausa e reprodução para organizar as suas gravações. Utilize um microfone para introduzir a sua linha de voz enquanto grava. Para parar a gravação, marque o botão "Stop" para guardar as suas gravações.
  • Por último, use a ferramenta de edição integrada para terminar o seu tutorial ou use um software de edição diferente, depende da sua preferência. Uma vez tudo resolvido e feito, partilhe o seu vídeo tutorial de saída no Facebook, YouTube, Instagram, etc.

make tutorial video xrecorder 1

Erros Comuns em Vídeos Tutoriais

Embora acima, abordamos as formas e as informações essenciais sobre como criar tutoriais em vídeo. Esta parte irá discutir como fazer com que os vídeos tutoriais se tornem menos relevantes para os espectadores com erros de criação de vídeos. O primeiro erro que a maioria das pessoas comete habitualmente é não conhecer a audiência. Como dissemos acima, um grande tutorial em vídeo deveria ter feito pesquisas e explorações sobre um tópico ou conteúdo. Neste caso, os espectadores podem facilmente relacionar o assunto e o seu conteúdo com as suas perguntas. O segundo erro é tentar fazer a perfeição. A perfeição é boa, mas se o tópico não for muito necessário para ser mais informativo ou extenso na descrição, não o faça. Faça o seu vídeo interativo em vez disso e rápido de compreender. Finalmente, preocupar-se com que ferramenta usar e ter ansiedade enquanto faz o seu vídeo tutorial pode tornar a sua produção menos impressionante. Preocupar-se com um gravador ou software de edição já não é um problema hoje em dia. Acima estão as ferramentas de gravador de tela mais fiáveis que pode usar para fazer tutoriais. Agarre-os e utilize-os.

make tutorial videos mistakes

Quadro Comparativo e Dicas Extra

A falta de planeamento pode deixar os espectadores desiludidos com o seu produto final. Por isso tente planear as suas ideias antes de criar e filmar o seu vídeo tutorial. Abaixo está o gráfico de comparação do seguinte gravador de tela perfeito para criar tutoriais e demonstrações em vídeo.

Características AceThinker Screen Grabber Premium Clipchamp XRecorder
Preço $42,95 suporte vitalício/2 PCs $9 por mês Grátis
SO Suportado Windows 7, 8, 8.1 e Windows 10
Mac OS X 10.10 e superiores
Navegadores Web Android
Qualidade da Produção Pode capturar e gravar telas de acordo com a qualidade original. A qualidade mais elevada é a qualidade sem perdas. Exporta 480p e 720p 720p
author portrait
Até o topo
Suporte
Contato