Acethinker menu

Guia rápido sobre mídia 3D

3D fornece uma visão de largura, profundidade (comprimento) e altura. É bem diferente do 2D (tendo apenas altura e largura).

Os filmes 3D têm a ver com filmes que têm efeito de visão estereoscópica. Os filmes 3D Blu-ray são codificados em 1080p / 24 e garantem resoluções HD 1080p completas para todos os olhos.

Navigation of Contents

Princípio estereoscópico e teoria de polarização

Todos os filmes 3D aproveitam a diferença angular visual, bem como a convergência dos olhos humanos para produzir um efeito estereoscópico.

Os olhos humanos podem facilmente dizer se algo está próximo ou distante, devido à distância entre os dois olhos. A distância que separa os dois olhos é de cerca de 5 cm, enquanto os dois olhos têm uma diferença em seu ângulo visual sempre que estão olhando para algo, exceto para coisas na frente deles. Embora a diferença não seja enorme, depois que a retina transfere o sinal para o cérebro, ele pode ser processado em profundidades próximas ou distantes, produzindo assim o efeito estereoscópico necessário. Isso é conhecido como a "Teoria Polarizadora" do diretor.
Talking about the principal, if we’re to make 2 different images of one picture from 2 eyes’ visual angle difference; show the different images at once – one to one eye, the image’s stereoscopic effect can be felt with unique projection hardware or eyewear such as 3d glasses.

Formato de vídeo 3D popular

Os formatos de filme 3D comuns são Split Screen e Anaglyph.

1. Anáglifo

Esta tecnologia 3D representou o primeiro meio de fazer uma apresentação 3D teatral e não requer nenhum hardware especial. Anáglifo tem tudo a ver com imagens 3D filtradas por cores que incluem azul / âmbar, vermelho / verde, azul / vermelho e ciano / vermelho. Entre todos esses formatos de imagem 3D, o vermelho / ciano é o mais comum. Com base na Wikipedia, em anáglifo, as duas imagens são sobrepostas devido às configurações de luz aditivas por meio de 2 filtros, um ciano e um vermelho. Com configurações de luz subtrativa, ambas as imagens serão impressas em cores complementares de papel branco. Óculos com filtros coloridos em olhos individuais separam as imagens corretas eliminando as cores do filtro e mostrando as cores complementares, como o preto.

videoconference zoom interface

Para ver vídeos 3D Anaglyph, um par de óculos 3D arquetípicos é tudo que você precisa. Além disso, você também pode usar TV comum, dispositivos portáteis populares e monitores de computador para reproduzir vídeos 3D.

2.Split Screen 3D

Isso pode ser separado em 3D superior e inferior e 3D lado a lado.

3D lado a lado - Com Side by Side 3D, um quadro é composto de ambas as metades direita e esquerda, dimensionando horizontalmente para baixo todo o quadro do olho esquerdo para caber na metade esquerda do quadro, enquanto o olho no quadro direito é horizontalmente reduzido para caber com o lado direito da moldura.

No momento em que uma TV 3D obtém um sinal 3D Side by Side, ela divide os quadros individuais para obter o quadro de cada olho e redimensiona os quadros separados para uma resolução HD completa com algoritmo de aumento de escala. Ele agora mostrará os quadros que foram aumentados separadamente de uma maneira sequencial de quadros.

Se considerarmos uma fonte de vídeo 720p (resolução de 1280 por 720) como uma instância.

Supondo que você selecione Lado a Lado, o quadro de vídeo resultante para o olho direito / esquerdo seria uma resolução de 640 por 720 e o vídeo de saída seria de 1280 por 720.

Se você selecionar Lado a lado, o quadro de vídeo resultante para o olho direito / esquerdo terá uma resolução de 1280 por 720, o que significa que a resolução do vídeo de saída será 2560 por 720. Portanto, antes de escolher Lado a lado como seu 3D de saída preferido modo, é conveniente que você confirme se o dispositivo é compatível com a resolução do vídeo de saída.

3D superior e inferior - Para este formato, um quadro de vídeo será dividido em 2 quadros menores, o da parte superior compreendendo o quadro definido para o olho esquerdo, enquanto o quadro inferior é reservado para o olho direito.

O que separa Superior e Inferior (Cheio) e Superior e Inferior (Meia altura) pode ser interpretado de forma semelhante ao que diferencia os dois modos Lado a Lado. A saída de vídeo 3D superior e inferior (meia altura) manterá a resolução do vídeo de origem, bem como a saída superior e inferior (total) dobrando a resolução vertical do vídeo original.

Quando você reproduz vídeos 3D na parte superior e inferior ou lado a lado, uma TV 3D ou um PC 3D, será necessário ter esses óculos 3D. Embora os efeitos de vídeo 3D Superior e Inferior e 3D Lado a Lado sejam melhores do que os vídeos 3D Anaglyph.

TV 3D e óculos 3D

Uma TV 3D simplesmente enriquece o espectador com a percepção de profundidade. Óculos 3D são usados ​​para classificar os visualizadores estereoscópicos.

Os técnicos de exibição 3D são basicamente de duas categorias: com lentes (sistema 3D de obturador ativo, sistema 3D anaglífico, bem como sistema 3D de polarização); para sem lentes (sistema 3D sem óculos)

1. Tendo lentes

Anaglyph 3D

Este usa óculos 3D com capacidade de filtragem de cor passiva. Esta técnica parece ser a mais antiga, graças à sua técnica de imagem 3D direta. Não custa muito - óculos 3D custam apenas alguns dólares. Mas tem um efeito 3D pobre, razão pela qual muitas pessoas não o usam.

Active Shutter 3D

Este utiliza óculos 3D recarregáveis. As lentes são compostas por 2 telas LCD. A corrente ajuda a controlar duas lentes que transmitem luz de uma maneira alternativa, enquanto sua TV 3D pisca para acompanhar as lentes. Dessa forma, os dois olhos veem imagens diferentes, enquanto as imagens 3D são reproduzidas no cérebro.

active shutter 3d

PROs

  • Um forte efeito estereotípico.
CONs

  • Sua capacidade alternativa de cintilar pode fazer com que fiquemos tontos, dificultando a percepção de qualquer efeito 3D quando nos deitamos. Ele tem óculos 3D pesados ​​e pode usar recargas frequentes, influenciando negativamente a visão.

As TVs 3D com obturador ativo são:

Samsung H7150, Samsung H6400, Sony W850B, Samsung H8000, Samsung HU9000, Sony W800B, Samsung HU8550, Sony X950B, Sony X900B e mais.

tv active shutter 3d

Polarização 3D

Este emprega óculos 3D que possuem membranas de cristal líquido, como óculos de sol. A tela da TV vem com uma membrana externa que é compatível com o vidro 3D e, conforme você exibe vídeos 3D na sua TV ou YouTube, a membrana externa produz imagens diferentes que são filtradas pelas lentes direita e esquerda, dando origem a um efeito 3D no cérebro.

polarization 3d

PROs

  • Produz uma imagem confortável e estável para visualização por muito tempo, sem limitações para sentar. Os óculos 3D leves não precisam ser carregados, o que significa que a influência da visão ruim é drasticamente reduzida.
CONs

  • Ele tem um sentido estéreo relativamente mais fraco, o que é difícil de detectar de qualquer maneira. As televisões 3D de polarização são LG LB7100, Sony W950B, LG LB7200, Sony X850B e mais.

2. Sem lentes

3D sem óculos

Como vemos o 3D sem óculos, é necessário manter uma distância segura com nosso dispositivo de exibição (os ângulos de visão têm relação com o efeito 3D). Ele tem um efeito 3D pior do que polarização 3D e obturador ativo 3Ds.

PROs

  • Sem necessidade de grilhões de óculos.
CONs

  • Ainda lutando com desafios como ângulo visual, resolução, distância visual e coisas do gênero.

As TVs 3D sem óculos são: TV 3D sem óculos 8K Sharp de 85 polegadas, TV UHD 3D sem óculos Samsung de 55 polegadas, TV 3D sem óculos Toshiba de 56 polegadas, TV 3D sem óculos Leyard de 110 polegadas, TV 3D sem óculos Haier, etc.

author portrait
Até o topo
Suporte
Contato